WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Pintor Pablo Picasso sua vida e suas obras | Imigrantes Brasil

Pintor Pablo Picasso sua vida e suas obras

Pablo Picasso, o artista mais famoso e também o mais versátil do século 20, nasceu em Málaga, no sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881. O pai era professor de desenho, portanto o óbvio talento de Picasso foi reconhecido desde cedo e, aos quinze anos, tinha já o seu próprio ateliê.

Pintor espanhol naturalizado francês. Considerado por muitos o maior artista do século 20, era também escultor, artista gráfico e ceramista. A monumental obra de Picasso que inclui desenho, pintura, gravura, escultura, colagem e cerâmica, permanece tão viva quanto sua lenda. Durante quase oitenta de seus 91 anos de vida, Picasso dedicou-se a um trabalho que se confunde com a evolução da arte moderna e marcou a produção artística do Século 20.

O trabalho de Picasso compreende quase todos os campos das artes plásticas, mas foi principalmente a pintura que o tornou célebre. Sua obra inicial, produzida entre 1894 e 1899, é realista. Com as primeiras visitas do pintor a Paris, assimila influências de Toulouse-Lautrec e outros.

A fase do cubismo
Cubismo Primitivo: ( 1907 ) : representado por " As Senhoritas de Avignon ", a pintura dos primeiros anos do cubismo se caracterizou pela redução à rígidas formas geométricas de tudo. Aparecem casas sem portas, sem janelas e pessoas com uma só mão ou apenas um olho. As cores eram ocres, marrons e verdes, com a função principal de remodelar as formas.

Cubismo Analítico -( 1910 - 1913 ) : apresenta uma decomposição de objetos simples, tais como guitarras, violinos, cabeças ,figuras, etc. Era uma combinação de fragmentos de objetos, vistos de distintos pontos de vista, com uma perspectiva movediça.

Cubismo Sintético -( 1913 ): Empregam-se colagens , papéis diversos, como jornais, papéis de paredes, etc.Há um interesse grande por texturas e materiais e as cores se tornam muito mais vivas. Volume e espaço são insinuados com pequenos e leves traços de sombra. Há uma completa ruptura com qualquer procedimento imitativo.

Algumas Obras
A vida - Museu de Arte de Cleveland, Estados Unidos
A mulher do leque - Galeria Nacional, Washington
Auto retrato com paleta na mão - Museu de Arte, Filadélfia
Miseráveis diante do mar - Galeria Nacional, Washington
Família de acrobatas com um macaco - Göteborgs Kunstmuseum, Gotemburgo
O equilibrista da bola - Museu de Belas-Artes Pushkin, Moscou
A amizade -Museu do Ermitage, São Petersburgo
Les Demoiselles d'Avignon - Museu de Arte Moderna, Nova York
Horta d'Ebre . A fábrica - Museu do Ermitage, São Petersburgo
Menina com Bandolim - Museu de Arte Moderna, Nova York
Mulher chorando - Coleção particular, Londres
Guitarra - Museu de Arte Moderna, Nova York
Guernica ( 1937 ) - Casón del Buen Retiro, Madri
Arlequim - Museu de Arte Moderna, Nova York
As três dançarinas - Tate Gallery, Londres
Três músicos - Museu de Arte Moderna - Nova York
Almoço na Relva ( Releitura de Manet )
Retrato de Jacqueline - Museu Picasso, Barcelona
As meninas ( Releitura de Vélasquez)
Consulte:Museu Pablo Picasso
e tenha maiores informações.

0 comentários: