WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM ONG convoca marcha em Montevidéu contra lei de imigração européia | Imigrantes Brasil

ONG convoca marcha em Montevidéu contra lei de imigração européia

Uma organização não governamental uruguaia convocou uma marcha pelo centro de Montevidéu na terça-feira, dia 15 de julho, em repúdio à Diretiva de Retorno da União Européia e contra o tratamento recebido pelos estrangeiros no Velho Continente, segundo informações da agência Ansa.

"A idéia é convocar as organizações sociais e todos os partidos políticos para uma demonstração pública de repúdio à diretiva de retorno", declarou ao jornal El País Graciela Villar, secretária da ONG Idas & Vueltas, que reúne familiares de uruguaios residentes no exterior.

A idéia da mobilização, disse Villar, "surgiu porque a partir da Diretiva de Retorno ocorreram na Europa violações aos direitos humanos e maus-tratos de pessoas que estão nessa situação". O Parlamento Europeu aprovou em junho uma resolução que estabelece a detenção e expulsão de imigrantes sem papéis, e que permite encarcerar por até 18 meses pessoas em situação irregular, normativa rechaçada unanimemente pelos governos da América Latina.

O chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández, viajará em 28 de julho à Espanha para debater com seu colega, Miguel Angel Moratinos, a situação de milhares de uruguaios que correm risco de ser deportados após a implementação da medida.

O Uruguai têm na Espanha um de seus principais destinos de imigração. Nos primeiros quatro meses do ano, mais de 12 mil uruguaios imigraram a diferentes países, enquanto em 2007 foram mais de 16 mil, segundo dados de informes jornalísticos.
O Globo

0 comentários: