WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Candido Portinari | Imigrantes Brasil

Candido Portinari

Candido Portinari filho de imigrantes italianos nasceu em 30 de Dezembro de 1903, em uma fazenda de café perto da cidade de Brodósqui, Estado de São Paulo.

Filho de Baptista Portinari e Dominga Torquatro, italianos da região de Vêneto. Frequentou a escola primária, provavelmente entre 1911 e 1916. Em 1918, Candido foi chamado como ajudante de um grupo de pintores e escultores italianos, que viviam de decorar igrejas das pequenas cidades de interior. No ano seguinte, decidido a ser pintor, ele parte para o Rio de Janeiro, onde se matricula como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes.

Obra: Índia e Mulata - 1934
Em maio de 1925, Portinari, então com 21 anos, participa, com dois retratos, do III Salão da Primavera. Em Agosto, na XXXII Exposição geral de Belas Artes, ganha a Pequena Medalha de Prata, que o habilita a concorrer ao Prêmio de Viagem.
A influência de Picasso sobre Portinari é evidente. Seu trabalho, inclusive, recebe muitas críticas de ter sido apenas uma cópia do cubismo de Picasso, sem criar um estilo novo.

No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra ganhou notoriedade e passou a ter reconhecimento internacional.

A fase muralista se iniciou em 1936 e até 1944 estará ocupado em pintar os afrescos para o Ministério da Educação e Cultura, o atual Palácio Gustavo Capanema, edifício projetado por arquitetos brasileiros liderados por Lúcio Costa seguindo princípios arquitetônicos do já famoso arquiteto suíço Le Corbusier; ovvero, Charles Edouard Jeanneret, enfatizando a temática social que permeará toda a sua obra.

Em Julho realiza-se a Expositon dárt Brésilien, coletiva, no Foyer Brésilien e Portinari participa com duas obras. Em Julho, escreve a uma colega da ENBA, Rosalita Mendes de Almeida. É a Carta de Palaninho, verdadeira declaração de intenções, na qual surge, com toda a sua força, o Brasil que emociona Portinari e que ele pretende retratar no seu regresso.É nesse ano, também, que Portinari conhece Maria Victoria Martinelli, jovem uruguaia de 19 anos, radicada com a família em Paris, que será sua companheira de toda a vida.

Obra: Flautista - 1934
Em 1957 expões em Munique é o único artista brasileiro a participar da exposição 50 ANOS DE ARTE MODERNA, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958. Como convidado de honra, expõe 39 obras em sala especial na I Bienal de Artes Plásticas da Cidade do México, em 1958.

No mesmo ano ainda, expõe em Buenos Aires. Em 1959 expõe na Galeria Wildenstein de Nova York e, juntamente com outros grandes artistas americanos como Tamayo, Cuevas, Matta, Orozco, Rivera, participa da exposição COLEÇÃO DE ARTE INTERAMERICANA, do Museo de Bellas Artes de Caracas. Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Portinari meteu-se na política sem muito sucesso. Foi perseguido por ser comunista, numa época em que isso era considerado terrível. O Arcebispo de Belo Horizonte negou-se a consagrar a Igreja da Pampulha por conta dos murais de Portinari. O artista foi para o Uruguai mas voltou a tempo de ver o seu partido comunista ser declarado ilegal. Mais tarde, o mesmo governo brasileiro o convidaria para pintar dois murais na sede da ONU. A guerra e a Paz. Idas e vindas na vida de Portinari.

Conheça abaixo as principais obras de Portinari:
Meio Ambiente, Colhedoras de Café, Mestiço, Favelas, O Lavrador de Café, O Sapateiro de Brodósqui, Meninos e Piões, Grupo de Meninas Brincando, Menino com Carneiro, Cena Rural, A Primeira Missa no Brasil, São Francisco de Assis, Tiradentes, Os Retirantes, Retrato de Euclides da Cunha, Retrato de Carlos Gomes, Cena Rural, Flautista, Índia e Mulata, Grupo de Meninas, Mulher Chorando, Criança Morta, Colheita de Café, Colheita de Milho, Gaiola, Menino e Canavial,Mulher Chorando, Colheita de Algodão,

1 comentários:

Dentro da Bota disse...

Adoro Portinari!!
Realmente um dos grandes da Pintura Brasileira....

Gi!