WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Ano da França no Brasil terá exposição de fotos de Robert Doisneau | Imigrantes Brasil

Ano da França no Brasil terá exposição de fotos de Robert Doisneau

No mês de Abril abre as comemorações do “Ano da França no Brasil”. Uma das primeiras ações do calendário oficial do ano são as “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau”. A mostra chegará ao País no dia 24 de abril e trará 106 imagens de um dos maiores fotógrafos do século XX. Em sua primeira etapa, a exposição acontecerá em Curitiba até o dia 14 de junho, na Casa Andrade Muricy. Em seguida, estará em São Paulo de 27 de outubro a 6 de dezembro, na FIESP. A entrada é gratuita em ambas temporadas.

Autor da foto “O Beijo do Hotel de Ville”, que celebrizou o beijo de um casal em frente à prefeitura da Paris de 1950, o fotógrafo Robert Doisneau teve em sua trajetória profissional duas passagens pela Renault. Deste trabalho resultaram as fotos do acervo, de propriedade da empresa e que compõem a mostra. Na primeira fase, entre 1934 e 1939, Doisneau produziu, como funcionário regular da Renault, uma série de fotografias de veículos, peças e das fábricas da marca nos arredores de Paris. Nesta fase, registrou com sensibilidade e um olhar único a transformação da indústria e do automóvel. Na segunda fase, entre 1946 e 1955, voltou à Renault já como fotógrafo consagrado para produzir fotos publicitárias dos principais modelos da montadora.

Arte moderna e indústria - Complementando sua participação no calendário oficial que marca o Ano da França no Brasil, a Renault traz ao País também parte da sua coleção de arte moderna. A mostra “Uma Aventura Moderna” reúne trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Miro, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Matta, Takis, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky, Michaux e Niki de Saint Phalle. A exposição também se realizará em Curitiba – de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer – e em São Paulo – de 11 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal).

Exposições Renault no “Ano da França no Brasil”, “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” , em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 – Centro); Entrada gratuita.Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César); Entrada gratuita.

“Uma Aventura Moderna” - Exposição da Coleção de Arte Renault: Em Curitiba: de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Em São Paulo: de 11 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal – Parque do Ibirapuera); Entrada gratuita.
www.revistafator.com.br

Confira:

Fotografia-Pintura-Gravura




LEIA NOTÍCIAS RELACIONADAS:

►Brasil e França - A Guerra da Lagosta
►Dicas de Intercâmbio
►Consulado da França

Digite email e receba notícias Grátis:

FeedBurner

0 comentários: