WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Brasil é acusado de despejar famílias para realizar Jogos Olímpicos | Imigrantes Brasil

Brasil é acusado de despejar famílias para realizar Jogos Olímpicos

A Anistia Internacional e ativistas de habitação vem cobrando o Comitê Olímpico Internacional e autoridades brasileiras à impedir a expulsão de centenas de famílias em todo Rio de Janeiro de suas casas em meio a preparativos para o Jogos Olímpicos de 2016.

Moradores, ativistas e Anistia Internacional disseram que dezenas de famílias perderam ou estão em risco de perder suas casas  para as autoridades construir infra-estrutura para o evento. 
Favelas e assentamentos informais em torno da cidade já foram afetadas no ano passado e outras áreas estão programados para os despejos futuro pelas autoridades.

"Forçar as famílias à sairem de suas casas sem aviso prévio adequado, sem consultar os afetados, sem oferecer habitação alternativa, fornecimento de remédios, para que possam realizar as Olimpíadas, viola as leis do Brasil e compromissos internacionais de direitos humanos," concluiram membros das organizações.

Acrescentaram: "Os organizadores Olímpicos devem usar sua influência para pôr fim a esta prática agora, antes que seja tarde demais. O COI não deve ser conivente com abusos de direitos humanos realizadas em seu nome, e deve publicamente condenar todos os despejos forçados no Rio de Janeiro."

As autoridades do Rio de Janeiro afirmam que não estão despejando as famílias forçadamente e que todos estão sendo adequadamente compensados ​​antes de perder suas casas. No entanto, pesquisas independentes ONGs locais mostraram que nos casos mais graves, as autoridades chegaram em uma comunidade sem aviso prévio e começaram a derrubar casas e empresas.

No início deste ano, o Relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, exigiu que o governo brasileiro "pare com os despejos planejados até que o diálogo e a negociação possa ser assegurada."

0 comentários: