WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Garota com casamento forçado era torturada pela família do marido | Imigrantes Brasil

Garota com casamento forçado era torturada pela família do marido

Garota com casamento arranjado era torturada no Afeganistão.

Os sogros de uma garota que espancaram e deixaram seu rosto todo machucado e sangrando foram condenados a 10 anos de prisão por tortura , abuso e violações dos direitos humanos no Afeganistão.

A situação da garota  Sahar Gul, uma menina de apenas 15 anos de idade desencadeou uma indignação e condenação internacional quando o caso veio a tona. Infelizmente casamentos arranjados para menores são comuns no Afeganistão.

garota torturada no Afeganistao

A comunidade internacional e dos direitos da criança lutam constantemente para extirpar   este mal da sociedade. 


Autoridades disseram que a família do marido a manteve em um porão durante seis meses após seu casamento arranjado, arrancando suas unhas, quebrando seus dedos e torturando-a com ferro quente em uma tentativa de forçá-la a se prostituir.
Ela foi resgatada pela polícia na província de Baghlan depois que um tio alertou as autoridades. O marido de Sahar, sogro e cunhada foram cada um condenado a 10 anos de prisão por um tribunal de Cabul.

Sahar esteve presente no julgamento dizendo ao tribunal que ela queria que seus sogros fossem "severamente punidos" por aquilo que tinha lhe proporcionado. 
"Claro que não estamos satisfeitos com a decisão do tribunal", disse Huma Safi, porta-voz de um grupo de mulheres revoltadas que apoiaram Sahar Gul.
O caso de Sahar tem servido para fortalecer os direitos das mulheres e acabar com o casamento de menores de idade. A idade legal do casamento no Afeganistão é de 16, mas a agência das Nações Unidas ONU estima que metade das mulheres de todas as meninas são forçadas a se casar com menos de 15 anos.
Houve progressos nos direitos das mulheres desde o 2001 campanha liderada pelos EUA que derrubaram o regime Taliban, que proibia as escolas para meninas e mulheres impedidos de sair de casa se não estivessem acompanhadas por um parente do sexo masculino.
Mas terminando o abuso continua a ser um desafio enorme na sociedade patriarcal do Afeganistão, onde as práticas tradicionais incluem o casamento infantil, dando meninas  para pagar dívidas ou pagar por crimes de seus parentes de assassinatos chamados os crimes de honra.
A menina já está muito interessado em estudar e tem feito grandes progressos em seus esforços para conviver confortavelmente em torno de outras pessoas novamente.
Sahar, que estava casada há sete meses quando foi encontrada, ainda se encontra  em acompanhamento médico por alguns problemas com suas mãos e os dedos, mas está melhor fisicamente e emocionalmente.
"Ela é muito corajosa. Quando foi levada para nós depois de seu resgate,  era incapaz de falar. Mas esta semana ela foi capaz de se levantar e falar na frente de um tribunal lutando pelos seus direitos", disse Safi. "Estes são os sinais positivos e, claro, estamos muito orgulhosos dela."


0 comentários: