WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Tema da redação do Enem é imigração para o Brasil no sec. XXI | Imigrantes Brasil

Tema da redação do Enem é imigração para o Brasil no sec. XXI

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 “sobre o movimento de imigração para o Brasil no século XXI”, causou espanto em grande maioria dos estudantes e até mesmo os professores de cursinhos que apostavam em outros temas. Os alunos em sua grande maioria acharam o tema difícil e somente quem mantém o hábito da leitura sobre o assunto levaram vantagem.


Essa é a primeira vez em que o governo federal toma a iniciativa e informa, por meio das redes sociais, o tema da redação ainda durante o período de realização da prova. Em outros anos, a proposta do texto foi anunciada por candidatos que prestavam o exame.

Este ano, uma das novidades é a nova metodologia de correção da prova de redação, que será avaliada por duas pessoas, sem que uma conheça a nota que a outra deu. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, se a diferença da nota final da redação for superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor.


Anteriormente, a terceira correção só ocorria quando a divergência entre as notas era superior a 300 pontos. Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser diferente da oferecida pelo segundo em menos de 200 pontos, a nota final da redação do candidato será obtida por meio da média aritmética das duas.
Pelas regras do Enem, o estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto; apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; entregar folha em branco, com sete linhas ou menos; copiar os textos motivadores; e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

0 comentários: