WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Museu do Imigrante Leonardo da Vinci em Passo Fundo | Imigrantes Brasil

Museu do Imigrante Leonardo da Vinci em Passo Fundo

O município Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.


Quem visitar a cidade de Passo Fundo não deixe de visitar o Museu dos Imigrantes de Passo Fundo pertencente ao Centro Italiano di Beneficenza e Assistenza Leonardo da Vinci, e funciona em parceria com a Funzoctur, Fundação do Turismo do município. As peças expostas são colecionadas há mais de 30 anos.

Leiam:
Para maioria dos italianos presença de imigrantes aumenta criminalidade
Imigrantes relembram origens durante festejos típicos em São Paulo


O espaço foi oficializado há três anos e reúne peças doadas por famílias de imigrantes, como também por brasileiros, e objetos que pertencem à família Alessandri. A exposição não é montada apenas com peças italianas, diversas etnias contribuíram para a formação do museu. 

Acervo: o acervo é conhecido como Ítalo-Gaúcho-Brasileiro e Internacional. Para a Fundação do Turismo, a consolidação do local, enquanto museu, pode tornar o espaço um ponto turístico do município, pois os museus têm um grau de importância significativo para a divulgação da história.

Chafariz estilo Renascencia, banco estilo barroco, moedor de café de 1900 e jarros de cobre da Itália. Esses são apenas alguns dos inúmeros objetos do acervo. 

Os visitantes podem conhecer dois ambientes: um interno e outro externo. O espaço aguça a curiosidade, e a curiosidade traz a cultura. Cada uma das peças têm sua história. O objetivo é abrir caminhos, através do conhecimento, e reafirmar Passo Fundo como um pólo turístico e cultural.

Visitem a página e curtem: https://www.facebook.com/ImigrantesBrasil





0 comentários: