WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM A Casa do Imigrante: Casa da Feitoria de São Leopoldo símbolo da imigração alemã | Imigrantes Brasil

A Casa do Imigrante: Casa da Feitoria de São Leopoldo símbolo da imigração alemã

A Casa do Imigrante "Casa da Feitoria de São Leopoldo no RS é símbolo da imigração alemã que abrigou os primeiros imigrantes em 1824. Nesta data foi realizado o primeiro culto evangélico do Estado. 

Construída em estilo "enxaimel", em outubro de 1788, nela funcionava a Feitoria do Linho Cânhamo, estabelecimento agrícola estatal criado para a plantação deste vegetal para fabricação de cordas para os navios à vela.

Um legado dos Imigrantes alemães
Imigração Alemã no Rio Grande do Sul

Nos cômodos possuem exposições temáticas de móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos ao chegarem ao RS. Tem cozinha colonial, quarto do alfaiate, quarto de dormir, oficina do fotógrafo, venda típica da colônia e outros quartos e salas antigas. 


No pátio existe uma atafona e ao lado uma coleção de pedras tumulares antigas. O prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em março de 1992. A casa hoje é de propriedade do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Em 2011 foi firmado uma parceria entre o Clube de Mães Feitoria e MHVSL, que teve como principal objetivo executar um projeto de dinamização de funcionamento da Casa do Imigrante. 


Além destes parceiros também está integrada a este propósito, a FEEVALE através de um projeto de extensão que vincula alunos dos cursos de História e Turismo que desenvolvem atividades no espaço da Casa do Imigrante e na sede do MHVSL. 


A Casa do Imigrante está desde 2007 sob a coordenação da Sra. Virgínia Rodrigues, e está aberto à visitação nas quintas-feiras, das 14:00h às 17:00. Para outros dias, Grupos de Escolas e Turistas devem agendar horário pelo telefone 51 35924557.


Hoje tombado como Patrimônio Histórico Estadual, o interior do local reúne um acervo peculiar da época. Apresenta ainda salas temáticas com elementos do passado, trazendo à memória a história dos descendentes alemães.

A Imigração Alemã para o Sul do Brasil

Casa do Imigrante de São Leopoldo RS

Casa do Imigrante São Leopoldo revitalizada


0 comentários: