WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Papa Francisco está chegando e os olhos do mundo se volta ao Brasil e a JMJ | Imigrantes Brasil

Papa Francisco está chegando e os olhos do mundo se volta ao Brasil e a JMJ

No seu regresso a casa para a América do Sul como papa, Francisco vai encontrar não só os católicos o desejo de um líder que entende-los, mas também os céticos e desiludidos.

O primeiro papa das Américas, fazendo o que muitos esperam será um retorno triunfante ao seu continente natal, vai encontrar uma enorme audiência que reflete tanto a esperança de uma mudança na Igreja Católica Romana e um profundo ceticismo e desequilíbrio social que enviou centenas de milhares de pessoas para as ruas em protesto.

O argentino Papa Francisco, em sua primeira viagem ao exterior desde sua eleição, em março, chega nesta segunda-feira no maior país católico do mundo, o Brasil, onde vai andar pelas Estações da Cruz no brilhante Praia de Copacabana e visitar uma favela tão pobre e violento às vezes que é chamada de Faixa de Gaza.



As expectativas são elevadas. Muitos católicos acreditam que a decisão dos líderes da igreja para compor o seu novo papa do Novo Mundo sinalizou uma determinação para obter escândalos do passado debilitantes do Vaticano e uma tentativa de recapturar a devoção de milhões de pessoas que abandonaram ou tornar-se desiludido por uma igreja cada vez mais distante.

Francisco, o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio de Buenos Aires, teve seu nome papal de São Francisco, conhecido por viver em solidariedade com os pobres.

"Este novo papa é muito importante, não só por causa do que significa ter um papa chamado Francisco, mas porque ele é de um país que é como o Brasil e ele deve entender-nos", disse Maria das Dores, 71, uma aposentada do estado do Ceará.

Mas o catolicismo está em declínio no Brasil, corroída pelos evangélicos protestantes que fizeram incursões profundas, bem como pela apatia em relação ao que muitos viram como uma igreja desinteressada que não aborda os graves problemas que enfrentam os brasileiros, especialmente os pobres.

Adicionado a isso, recentes manifestações, demandas enormes e muitas vezes estridente mais uma ladainha de queixas,  têm galvanizado a população que pode ter sido uma vez mais receptivos a visitar opontífice.

"Por que precisamos de o papa aqui? Eles estão gastando muito dinheiro em sua segurança que deve ir para os nossos hospitais", disse Barbara Silveira, uma dona de casa de 41 anos de idade, que foi criado como católico, mas agora freqüenta serviços evangélicos.

"Se eles pensam tê-lo fisicamente aqui para fazer com que as  pessoas voltem para a igreja, eles estão errados", disse ela.

Isso, na verdade, é um dos principais objetivos. E se alguém pode conseguir isso, pode ser Francisco .Em contraste com a erudita e distante Papa Bento XVI , a quem sucedeu Francisco, o novo pontífice, um jesuíta, é conhecido por suas formas simples, humilde e ênfase sobre os pobres.

"O papa conhece profundamente como é a igreja  na América Latina e que a América Latina é a" voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse na semana passada, em entrevista a um jornal brasileiro. "Este pontificado é muito claro sobre a atenção aos pobres, a injustiça, por direitos e por uma visão de fé que é uma fé ativa, por caridade e solidariedade".

O papa Francisco, sem dúvida, é  cumprimentado por adorar  jovens peregrinos que vieram de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, um encontro anual de jovens católicos. 

"Ele vai ganhar as pessoas mais com seu carisma", disse Rafael Barreiros Farias, 18 anos, estudante."Ele acredita em trazer a igreja mais perto das pessoas, e ele já foi capaz de fazer isso."

Juan Carlos Gutierrez, 21, um trabalhador porto de Guayaquil, Equador, elogiou o estilo simples de Francisco, o uso do ônibus em vez de limousines, a sua recusa a viver na cobertura papal.

"A igreja vai crescer sob este papa. Ele é um personagem muito atraente para os jovens católicos, porque ele se mostrou humilde e simples nas formas que outros não têm", disse Gutierrez. "A Igreja não pode mudar, mas as coisas dentro dela pode ser purificado."

Francisco, exalando sua flutuabilidade de costume, apareceu novamente animado domingo estendendo a mão para os jovens. "Haverá muitos jovens lá de todas as partes do mundo!" ele disse  durante sua aparição regular domingo na Praça de São Pedro no Vaticano. "E eu acho que você poderia chamar isso de Semana da Juventude, sim, de fato, a Semana da Juventude!"

Partindo de seu texto, ele apontou para um banner realizada por alguém que entre os milhares que se aglomeram na praça. Ele disse: "Buon viaggio!" - "Tenha uma boa viagem!"

De acordo com os seus esforços para manter um estilo humilde e discreto, Francisco decidiu renunciar ao papamóvel blindado e fechado e, em vez andar pelas ruas e praças do Rio de Janeiro em um jipe ​​aberto. Embora isso possa agradar às multidões, deverá ultrapassar um milhão de pessoas, criou uma grande dor de cabeça para os agentes de segurança, especialmente porque alguns dos grupos por trás dos protestos está planejando novas manifestações programadas para a visita do papa.

Lombardi minimizou preocupações, dizendo que o papa estava "sereno" sobre a viagem e confiante nas medidas tomadas pelo título brasileiro e o Vaticano. Brasil teria dobrado de segurança para 28 mil pessoas após os protestos espalhados por todo o país.

0 comentários: