WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM O japonês Jigoro Kano é o Criador do Judô | Imigrantes Brasil

O japonês Jigoro Kano é o Criador do Judô

O judô é uma arte marcial que foi  criado no Japão em 1882 pelo mestre Jigoro Kano.


O judô é na verdade um resumo do Jiu-Jitsu antigo, especializando em técnicas de projeção e chão. Jigoro Kano criou, na verdade dois “judôs”. O Judô Kodokan masculino e o feminino. De acordo com o próprio Kano, a arte feminina era a perfeita, pois era mais técnica, sofisticada e englobava muitas coisas além da defesa pessoal.

Jigoro Kano criador do Judo
O objetivo de Jigoro Kano era selecionar as melhores técnicas do JiuJitsu e desenvolver um esporte menos violento e que contribuísse na formação e defesa do indivíduo. Não demorou muito para que este esporte se espalhasse pelo Japão e com o passar dos tempos ganhasse projeção internacional. No entanto, a história traiu Kano quando colocou o Judô nas olimpíadas.

No início, como as Olímpiadas eram só para homens, o Judô feminino criado por ele simplesmente desapareceu. Os lutadores, ou judocas, são divididos em duas categorias: principiantes (kiu) e mestres (dan). A cor da faixa altera de acordo com o grau de aprendizado. As ordem das faixas é: branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom. Os mestres usam faixas pretas ou rajadas de vermelho e branco (grau máximo de um dan).

Conforme matéria da Revista Época de 9/05/2007 edição nº470 esta arte marcial chegou ao Brasil em pleno período da imigração japonesa."O primeiro registro histórico data do final do século XIX, quando marinheiros japoneses fizeram uma exibição de cerca de uma hora no porto de Santos", afirma Hitoshi Ogawa, 48 anos, técnico na Federação Paulista de Judô e espécie de depositário informal da história da modalidade no país. "Sou da terceira geração de judocas da família", diz ele, cujo avô, Ryuzo, chegou ao Brasil em 1934, com 52 anos de idade, justamente para ensinar judô, termo japonês criado com a justaposição de ju (flexível) e do (caminho).




0 comentários: