WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Treze Tílias Uma Cidade Fundada Por Imigrantes Austríacos | Imigrantes Brasil

Treze Tílias Uma Cidade Fundada Por Imigrantes Austríacos

Portal da Cidade

No dia 13 de outubro de 1933 chegava em Santa Catarina um grupo de grupo de imigrantes austríacos liderados pelo ex-ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler. A conselho do Cônsul da Alemanha, Walter V. Schuschnigg, o ministro e outras 82 pessoas dirigiram-se ao Vale do Rio do Peixe. No local onde escolheram para viver deram o nome de Treze Tílias, inspirando-se num poema do alemão Wilhelm Weber, do qual o ministro era apreciador.

De 1933 a 1938, chegaram ao local cerca de 766 pessoas vindas da Áustria. Com o início da Segunda Guerra Mundial e a anexação da Áustria à Alemanha, nenhum novo transporte de imigrantes foi permitido, a representação consular foi extinta e proibido qualquer envio de verba da Áustria.Mas foi apenas em 29 de abril de 1963 que Treze Tílias conheceu a sua emancipação.

Mais de 60% da população de Treze Tílias é composta por descendentes Austríacos.Existe uma relação muito grande com a Áustria e os moradores de Treze Tílias viajam à Europa, beneficiados por bolsas de estudo ofertadas pelo Estado do Tirol. A cidade abriga o único consulado austríaco de Santa Catarina e o único do Brasil localizado numa cidade do interior. Há baixíssimos índices de mortalidade infantil, analfabetismo e desemprego e o padrão de vida é bastante superior à média nacional.

A cidade se revela na curiosa arquitetura típica da Áustria e nos fascinantes trabalhos em madeira produzidos por seus artistas, um dom herdado dos primeiros imigrantes. As obras espalham-se nos umbrais de portas, nas varandas e nos detalhes de decoração das casas. Destaque para as esculturas sacras, de todas as formas e tamanhos, pródigas em criatividade e beleza, que são conhecidas no mundo todo.

Treze Tílias dispõe de ótima estrutura hoteleira, com opções de médio e alto padrão. Como a cidade em si oferece poucos atrativos de lazer, são os hotéis que concentram as maiores opções de divertimentos, como piscinas, saunas, gastronomia, lareiras e muito conforto para seus hóspedes. Alguns hotéis também promovem shows de dança e música típica durante o jantar, mas é preciso consultar calendário dos estabelecimentos.

Treze Tílias dispõe de ótima estrutura hoteleira, com opções de médio e alto padrão. Como a cidade em si oferece poucos atrativos de lazer, são os hotéis que concentram as maiores opções de divertimentos, como piscinas, saunas, gastronomia, lareiras e muito conforto para seus hóspedes. Alguns hotéis também promovem shows de dança e música típica durante o jantar, mas é preciso consultar calendário dos estabelecimentos.

Conhecida internacionalmente como a capital catarinense da escultura em madeira, Treze Tílias apresenta obras entalhadas em madeira de todos os portes, como esculturas de portas, móveis, brasões, esculturas sacras, placas, mosaico, clássicas e contemporâneas, com ateliers espalhados por toda cidade de artistas famosos internacionalmente.

7 comentários:

hisa disse...

Oi,Donizete.
Muito obrigada. Estou contente!

Patricia disse...

Olá! Então Hoje é aniversário da chegada dos austríacos em Santa Catarina!!!!

verguitha disse...

Bom dia, meu sogro é filho de austriaco que veio para o Brasil na epoca da guerra. Meu sogro tem o sobrenome Chimichaque (ele me disse que não é assim que se escreve o sobrenome eles tiveram que fazer algumas modificações para entrar no Brasil). Vieram 2 irmão já falecidos (um é pai do meu sogro).Gostaria de saber se vcs tem alguma informação sobre essa familia. Meu nome é Vera Rosa, e-mail: vlrsilva@prefeitura.sp.gov.br

Wilson disse...

Boa tarde !!

Gostaria de saber como faço para encontar dados da chegada de imigrante Austriaco no Brasil.
Vieram parentes com sobrenome STURKI OU STURK.
FOI PERDIDO OS DOCUMENTOS REFERENTES A CHEGADA DELE.

Aguardo retorno assim que possivel obrigado.

Wilson Sturki
wilsonsturki@terra.com.br

fabbio disse...

NOBRES PATRÍCIOS,
MEUS AVÓS, IMIGRARAM DA AUSTRIA, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM ARQUIVO COM O SOBRENOME....SERENCOVICH...
ATENCIOSAMENTE,

FÁBBIO SERENCOVICH- PRESIDENTE PRUDENTE-SP.

carla sturki disse...

OLA, GOSTARIA DE SABER SOBRE A CHEGADA DA FAMILIA STURKI NO BRASIL, POIS O MEU PAI FALA QUE MEU AVÔ ERA AUSTRIACO.


CARLA STURKI

marines disse...

Sou descendentes de austríacos tiroleses, meus familiares vieram de Insbruck, gostaria de saber se há Toloi em Treze Tílias ou em alguma cidade de origem austríaca.