WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Conde Francesco Matarazzo um Italiano de Sucesso | Imigrantes Brasil

Conde Francesco Matarazzo um Italiano de Sucesso

Francesco Matarazzo chegou ao Brasil em 1881, vindo de Castellabate, no sul da Itália. Ao contrário da maioria dos imigrantes italianos, que tinham baixo nível de instrução, ele era formado em direito. Chegou aqui com 27 anos de idade, acompanhado da mulher e dois filhos.

O Conde Francesco Matarazzo é o mito por excelência de empresário e imigrante italiano que veio "do nada" e cuja ascensão econômica e social foi fruto do "trabalho árduo". Na sua história de vida o que se destaca, logo de início, é o fato de ter chegado ao Brasil, em 1881, "com as mãos abanando" e tendo apenas como referência um amigo que morava em Sorocaba.

Entretanto, Matarazzo, como a maioria dos poucos italianos que enriqueceram muito no Brasil, provinha de uma família de classe média e chegou ao Brasil trazendo alguns recursos e uma clara idéia do negócio que desejava estabelecer: uma fábrica de banha. Obteve o apoio de banqueiuros ingleses e atuou ele mesmo como banqueiro que se encarregava das remessas das economias de seus conterrâneos para a Itália.

Construiu uma imagem também vinculada aos esportes, pois foi quem doou o terreno para a construção do estádio do Palestra Itália, transformado, em 1942 - e por causa da II Guerra - na Sociedade Esportiva Palmeiras.

Dentre suas fábricas se destacam um grande moinho de trigo e de massas alimentícias. Depois criou uma tecelagem para fabricar os sacos de algodão em que a farinha era embalada. A diversificação continuou com serraria, mais tarde fábrica de cimento, indústria química e de celulose. Ao morrer em 1937, aos 82 anos de idade, Matarazzo deixou o maior grupo industrial da América Latina, com 180 fábricas.

0 comentários: