WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Espanha vai pagar para que Imigrantes deixem o País | Imigrantes Brasil

Espanha vai pagar para que Imigrantes deixem o País

A Espanha vai começar a pagar para que os brasileiros e outros imigrantes deixem o país. A partir do dia 1º de julho, os brasileiros que estejam desempregados na Espanha poderão pedir incentivos financeiros para retornar ao Brasil. No total, a medida tem como objetivo gerar o retorno de um milhão de imigrantes de seus países de origem, como forma de reduzir a tensão na busca por trabalho no país. A reportagem apurou que o Palácio do Planalto abrirá, ainda neste ano um centro para atender os trabalhadores brasileiros que vivem na Espanha.

Segundo o jornal El País, um acordo com 19 países vai permitir que os espanhóis paguem o seguro desemprego, fundos de garantia e outros benefícios aos imigrantes que optem por deixar o país. Em troca, porém, o estrangeiro abdica de seu visto de residência e ainda não pode voltar à Espanha por pelo menos três anos.

A medida será válida apenas para os imigrantes legais, o que reduz de forma considerável o número de estrangeiros que poderão se beneficiar dos incentivos financeiros. Mesmo assim, os cálculos das autoridades espanholas indicam que a medida poderá retirar do país quase metade dos estrangeiros legalizados. Pelas contas do governo, existem cerca de 170 mil imigrantes que vivem de forma legal no país, mas que estão desempregados. Na avaliação do governo, se cada um deles levar de volta sua família e a política for mantida por pelo menos dois anos, o resultado esperado seria o desaparecimento de quase metade dos 2,2 milhões de estrangeiros vivendo de forma legal na Espanha.

Os que mais se beneficiariam seriam os marroquinos, com 37 mil desempregados vivendo na Espanha; 22 mil equatorianos também poderiam optar por deixar o país. No caso do Brasil, seriam 72 mil trabalhadores vivendo com visto na Espanha, 1,6 mil deles estão desempregados e poderiam retornar ao país com uma “bolada”. O governo brasileiro já foi informado da iniciativa e o Itamaraty vem insistindo que os governos europeus precisam garantir o respeito aos direitos humanos desses imigrantes. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ainda revelou que o Brasil abrirá um centro para dar apoio aos emigrantes em Madri. “Não vamos questionar se são ou não legais. Não somos a polícia. Vamos informar os brasileiros quais são seus direitos”, afirmou.

Com a desaceleração da economia espanhola, um dos temores do governo é de que o desemprego comece a subir nos próximos meses. A retirada do contingente de estrangeiros, portanto, seria parte de uma estratégia de reduzir a pressão sobre o mercado de trabalho. Um dos problemas, porém, é que a medida não atacará um dos principais problemas, que é a imigração ilegal e os milhares de estrangeiros que trabalham ou tentam sobreviver sem documentos, sem conta bancária ou casa alugada em seus nomes. Correio da Bahia

2 comentários:

João disse...

Donizete,

Uns são forçados a regressar a casa,outros entram escondidamente,dá a impressão de um jogo do gato e rato,sem resultados nenhuns.

As pessoas vão para outros países para melhorar a vida e depois são assim perseguidos...acho uma injustiça esta flata de respeito humano que está banalizando-se.

Abraço amigo,
joao

CaladoHelena disse...

Já estava a espera destas medidas pelos paises europeus.

Infelizmente quando começa as crises dentro dos paises, os primeiros a sofrerem são os imgirantes.