WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Lula rejeita controle britânico em aeroportos brasileiros | Imigrantes Brasil

Lula rejeita controle britânico em aeroportos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou, nesta sexta-feira, a sugestão britânica de mobilizar agentes em aeroportos brasileiros para controlar a imigração, e também criticou, duramente, a possibilidade de que se institucionalizem os vistos.

"Não é possível que haja oficiais ingleses nos aeroportos brasileiros fiscalizando brasileiros", disse Lula à imprensa, no Paraguai, onde assistiu à posse do novo presidente, Fernando Lugo.

Sobre a possibilidade de a Grã-Bretanha pedir vistos aos turistas brasileiros, acrescentou: "se estabelecermos essa política de visto, será um retrocesso na relação entre os dois países".

Nesta sexta, a embaixada britânica divulgou em Brasília uma nota oficial, declarando que o governo do Reino Unido estuda a possibilidade de exigir vistos de um grupo de 11 países (entre eles Brasil, Bolívia e Venezuela), mencionando no documento a idéia de colocar "oficiais de ligação" nesses países.

O chanceler Celso Amorim reconheceu que tratou do tema com as autoridades da embaixada britânica e que, como está colocada, a proposta "não pode ser aceita".

"O poder de polícia é um exercício soberano e exclusivo de cada país", declarou Amorim, ressaltando que "nada impede a cooperação, como temos com a Espanha, uma troca de experiências, mas não é aceitável ter um inspetor".

Sobre a possibilidade de a Grã-Bretanha exigir vistos dos brasileiros, Amorim comentou que o Brasil teria de aceitar, mas que aplicaria a reciprocidade.

A nota da embaixada britânica diz que "a Grã-Bretanha trabalhará com esses países para explorar medidas para reduzir o risco que significam para a Grã-Bretanha. Essas medidas podem implicar o envio de 'oficiais de ligação' britânicos ao país em questão".

Esses oficiais "estão presentes em mais de 30 países. Desempenham papel de consultoria, oferecendo treinamento (na área de detecção de fraudes, por exemplo) para as companhias aéreas e autoridades nacionais de imigração", acrescenta a nota.
www.afp.google.com

1 comentários:

Unknown disse...

Dr. Barry Wolfe, Advogado da Suprema Corte da Inglaterra e Pais de Gales,
experiente profissional especialista em direito de imigracao britânico,
único membro da Immigration Law Practitioners Association (ILPA) no Brasil.


Assessoria de vistos para o Reino Unido:

- Visto de Estudante
- Visto de Dependente
- Visto de Noivo(a)
- Visto de Noivo para Casamento do Mesmo Sexo (”Civil Partner”)
- Visto de Dependente de Cidadão Europeu
- Visto de Trabalho
- Visto de Empregada Domestica
- Apelação contra Recusa do Visto / "overstay"

Informações no bmwvisas@gmail.com e www.bmwvisas.com.br