WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Tunísia: Brasil estará presente em Fórum Social Mundial 2013 | Imigrantes Brasil

Tunísia: Brasil estará presente em Fórum Social Mundial 2013

O Fórum Social Mundial 2013, que será realizado em Túnis, capital da Tunísia, entre os dias 26 e 30 de março, contará com a participação do governo federal brasileiro, como acontece em todos os anos desde que o evento foi criado, em 2001.

Além da Secretaria-Geral da Presidência da República, estarão presentes no evento representantes dos ministérios da Saúde, das Relações Exteriores, da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e da Cultura, bem como, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil.

Pela sociedade civil, estarão presentes representantes de mais de 190 organizações sociais do Brasil, além de 150 membros do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (Grap).

O fórum reunirá  ativistas e representantes da sociedade civil identificados com o fórum desde a sua criação, que têm como tarefa articular seminários e atividades de reflexão vinculadas ao tema.




A Casa Brasil é uma tenda que será instalada no campus de El Manar e funcionará como ponto de referência e integração de representantes governamentais brasileiros, e movimentos e organizações sociais latino-americanas e africanas. A tenda contará com salas de reuniões e conferências, uma lan house e um lounge para uso do público em geral, onde será disposto material de divulgação dos órgãos do governo federal e das organizações sociais brasileiras.


Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil, que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, as organizações baseadas em comunidades (OBCs), as organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs).

Para organizar o fórum foram formados o Comitê de Acompanhamento e o Comitê de Coordenação do Fórum Social Tunisiano - composto por representantes de movimentos sociais e sindicais da Tunísia, do Fórum Magrebino Social (Magreb) e do Egito, além de representantes próprio Conselho Internacional do Fórum Social.


De acordo com os organizadores, a edição de 2013 será um espaço importante para reforçar a solidariedade entre os povos, levando-se em conta o atual cenário mundial - a explosão de democracia na região do Maghreb/Mashrek, a chamada primavera árabe, as crises econômicas nos países da União Europeia, Estados Unidos (occupy Wall Street) e Japão, os grandes desafios da civilização global e as mudanças geopolíticas.
Fonte:www.brasil.gov.br/

0 comentários: