WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM IMIGRANTES LATINOS E O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL | Imigrantes Brasil

IMIGRANTES LATINOS E O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL

Imigrantes latino-americanos em situação ilegal no Brasil são vítimas de trabalho escravo na maior cidade do país. Bolivianos, paraguaios, peruanos e chilenos vivem em situação lastimável na cidade de São Paulo.

Muitas vezes vemos os brasileiros sendo maltratados e presos em outros países especialmente nos Estados Unidos e Europa. Ficamos revoltados quando vemos eles sendo deportados de países de primeiro mundo, outros tendo que voltar até mesmo dos aeroportos. Eu mesmo fico muito chateado quando vejo brasileiros sendo humilhados e detidos pelos "coiotes", policiais, na fronteira México-EUA. A gente fica ali torcendo pelo imigrante ilegal como se tivesse vibrando pela seleção Brasileira. Torcemos que na corrida da travessia ele consiga driblar os policiais. Neste jogo o adversário é mais forte, truculento, joga sujo, atiram, muitas vezes matam e não tem respeito por mulheres e crianças.

Entretanto não somos capazes de observar o que está acontecendo em nossa casa. Em São Paulo estima-se que existam mais de 600 mil imigrantes latinos-americanos que vivem em situações altamente degradantes. Estes imigrantes são atraídos por empresários inescrupulosos para trabalharem em sua fábricas. A grande maioria trabalham em fábricas de confecções e ganham salários miseráveis, alimentação ruim, jornada de trabalho acima do permitido, local de trabalho em becos escondidos da fiscalização do trabalho etc.

Muitas empresas atraem esta mão-de-obra barata e sem documentação regular para baixar seus custos e produzir confecções a ponto de competir no mercado de forma desigual. Portanto devemos procurar mecanismos para saber qual a procedência dos produtos e por quem foi fabricado.

Não podemos generalizar porque existem empresas sérias e trabalhando muito para oferecer produtos a um preço competitivo. Por outro lado em algumas regiões da capital Paulista empresas se instalam afim de explorar a mão-de-obra escrava, incluindo homens, mulheres e crianças. Não podemos nos conformar com esta situação e devemos dar nossa contribuição para oferecer uma recepção digna aos povos que escolheram este país maravilhoso para viver.

0 comentários: