WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante | Imigrantes Brasil

Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

O pequeno município de Venda Nova do Imigrante no Estado do Espírito Santo é conhecido nacionalmente pela influência da cultura dos ancestrais Italianos. Todo ano na segunda semana de Outubro a cidade comemora durante três dias a Festa da Polenta com diversas atrações tipicamente italianas como suas danças, músicas e comidas típicas.

Polenta é um prato típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho.

A polenta tem origem na região norte da Itália. Era o pão dos tempos antigos: constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Inicialmente, era feita de ervas. Posteriormente, passou a ser feita de farinha de trigo.
Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. Os primeiros desbravadores chegaram por volta de 1892, da província de Treviso. Três anos depois dezenas de famílias deixaram as terras onde haviam se instalado inicialmente e foram para o Alto Castelo, tomando posse das áreas loteadas pelo Governo.

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a idéia ótima e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

A Festa do Polenta não é apenas a celebração da cultura italiana, é muito mais do que isso; é a prova de que a união das pessoas é sinônimo de muito sucesso, pois essa festa só se realiza por causa dos 600 voluntários, divididos em 15 equipes, que se dedicam a atender o público da melhor forma possível.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca fui nessa Festa da Polenta, moro no ES mas não costumo muito ir pra esses lados..