WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM A Influência dos Imigrantes Germânicos em Joinville e Blumenau | Imigrantes Brasil

A Influência dos Imigrantes Germânicos em Joinville e Blumenau

As cidades de Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, foram fundadas respectivamente em 1850 e 1851, e passaram de pequenas colônias agrícolas a importantes pólos econômicos.Estas cidades preservam até os dias de hoje as características germânicas, na arquitetura, na culinária, na tradição festeira, e estas cidades são requisitados pontos turísticos.
Em Março de 1851 chegaram os primeiros 118 imigrantes alemães e suíços, seguidos de um grupo de 74 noruegueses a Joinville. Do ano de fundação até 1897, foram trazidos 28.000 imigrantes Alemães, sendo, operários, intelectuais, agricultores e profissionais liberais, que fugiam da Europa em busca de oportunidades no Brasil. Assim nasceu a Colônia Dona Francisca, que passou a chamar-se Joinville em homenagem ao Príncipe de Joinville.
Com 500 mil habitantes, Joinville é hoje a maior cidade de Santa Catarina e importante centro industrial, referencial de uma região que engloba cidades como Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, São Vento do Sul, Corupá e Campo Alegre.

Já Blumenau é a rainha do Vale do Itajaí, sede da Oktoberfest, que muitos afirmam ser o principal evento popular do país depois do carnaval, e grande exportador de têxteis. Um dos maiores centro financeiro de Santa Catarina, é também o principal pólo turístico de uma região conhecida como Vale Europeu, formada por cidades de forte influência germânica, como Gaspar, Brusque e Pomerode.

Joinville e Blumenau realmente são cidades maravilhosas onde se preserva todos os costumes dos imigrantes. São cidades que deveria estar sempre entre as rotas de turismo de todo brasileiro.

Com uma população aproximada de 6 milhões de pessoas, Santa Catarina é um estado privilegiado. Poucos lugares no mundo reúnem uma natureza tão rica e diversificada. No seu litoral estão algumas das praias mais lindas do Brasil, freqüentadas a maior parte do ano devido ao clima agradável. A distribuição de renda é uma das melhores do país e a economia tem atraído grandes empresas nacionais e até mesmo da Argentina,Espanha, Itália e Portugal.

0 comentários: