WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM A maioria dos Imigrantes Poloneses se estabeleceram no Paraná | Imigrantes Brasil

A maioria dos Imigrantes Poloneses se estabeleceram no Paraná

Os imigrantes poloneses no Brasil não formam um número expressivo como os italianos e portugueses. Porém, um grande número de imigrantes estabeleceu-se no país entre 1869 e 1920. Estima-se que 60.000 polacos, 95% dos quais estabeleceram-se no Paraná, vieram para o Brasil.

No Paraná, se estabeleceram em áreas próximas a Curitiba. No interior do estado, fundaram as cidades de Mallet, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Irati e União da Vitória. Muitos imigrantes poloneses eram Católicos. Entre 1870 e 1920 eram pequenos fazendeiros do interior do Paraná. Depois, alguns poloneses também foram trabalhar em fazendas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na década de 20, vários imigrantes poloneses judeus estabeleceram-se na cidade de São Paulo, fugiam da deterioração da economia polonesa,ainda com poucas indústrias, e consequentemente do aumento do desemprego. Em São Paulo, tornaram-se comerciantes, a maioria no pequeno comércio, apesar de alguns, cerca de 20%, ingressar na indústria como operários, principalmente aqueles que vinham da Polônia sem empregos.
O estado do Paraná é o estado com maiores influências da cultura polonesa no Brasil. Muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna. Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polaca, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos. É a única cidade brasileira a possuir grafia em idioma polonês: Kurytyba. A música e a culinária polonesas são marcas profundas da região.

0 comentários: