WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM O Desembarque dos Imigrantes Japoneses no Porto de Santos em 1908- Navio Kasato Maru | Imigrantes Brasil

O Desembarque dos Imigrantes Japoneses no Porto de Santos em 1908- Navio Kasato Maru

No dia 18 de Junho de 2008 fazem 100 anos que os imigrantes Japoneses desembarcaram no Brasil, mais precisamente no Porto de Santos. Com muita dificuldades 165 famílias pioneiras, totalizando 781 dekasseguis, desembarcaram do navio Kasato Maru, no porto de Santos. Cada família tinha que cumprir a exigência de um mínimo de três pessoas maiores de 12 anos e em condições de trabalhar. Todos tinham a obrigação de cumprir um ano de contrato de trabalho nas lavouras, em fazendas de café do Interior, e tencionavam juntar algum dinheiro, durante esse período, para voltar à sua terra.
Entretanto, no primeiro ano a colheita foi ruim para os japoneses e o trabalho de três pessoas não alcançou a diária de um trabalhador de fazenda. Mesmo assim, a 28 de junho de 1910 chegaram a Santos mais 247 famílias japonesas, no navio Ryokun Maru, num total de 906 pessoas, encaminhadas para a lavoura de café da região da Alta Mogiana. Entre 1912 e 1914, foi registrada a entrada de mais oito navios trazendo imigrantes japoneses, num total de 13.289 pessoas.

A imigração japonesa é recheada de emocionantes histórias de superação. Uma das mais dramáticas foi, sem dúvida, seu processo de integração à sociedade brasileira. Os japoneses pagaram um preço alto por viverem tanto tempo isolados. Só depois que seus filhos e netos começaram a estudar em escolas brasileiras, os muros da colônia foram derrubados. Já os dekasseguis brasileiros estão tendo a chance de não precisar esperar a integração dos seus filhos no Japão para melhorar as suas vidas. Podem começar agora mesmo.
Enfrentar as dificuldades exigiu dos imigrantes paciência, disciplina, perseverança e esforço, qualidades atribuídas aos descendentes até os dias de hoje. Sim, essas mesmas qualidades foram herdadas pela maioria dos brasileiros que trabalham hoje nas fábricas japonesas.
Podemos ter o orgulho de dizer que a história dos imigrantes é marcada por pessoas que não esmoreceram nos momentos mais difíceis da vida e ainda deixaram sua marca nos mais diferentes setores brasileiros: agricultura, cultura, culinária, esportes, artes, comércio, religião e indústria.

1 comentários:

magayver disse...

Por favor gostaria de saber se as imagens do Navio Kasatu maru são de dominio público

Obrigado

Vagner

vnicodemos@yahoo.com.br