Igreja Luterana de NOVA FRIBURGO é a mais antiga comunidade luterana do Brasil e da América Latina.Fundação o dia 3 de maio de 1824, o dia da chegada dos primeiros imigrantes alemães.
No ano de 1819 mais precisamente no mês de Julho aproximadamente 2000 suíços católicos vieram para o Brasil e se instalaram na região de Nova Friburgo, iniciando assim uma das mais significativas colonização européia no Brasil.
Enfrentando as dificuldades das intempéries, as doênças, o navio Debby-Elisa ficou 20 dias além do previsto no mar, pois seu comandante não conseguiu divisar a entrada da baía da Guanabara. Dois veleiros menores, o Camillus e o Deux Catherine, somente conseguiram realizar a travessia oceânica depois de 122 e 146 dias, respectivamente.
A chegada desses povos no RIO DE JANEIRO encerrou outra saga com os homens as mulheres e as crianças seguindo a cavalos a charretes ou carroções até o local definitivo, ou seja Nova Friburgo.
Dos mais de 2000 suíços que iniciaram a viagem somente 1631 deles chegaram a Nova Friburgo para escrever uma das páginas mais tocantes da imigração. Durante esta viagem morreram 389 pessoas de malária, tifo e varíola, e nasceram 14 bebês suíços-brasileiros.
No ano de 1824 por ordem de D. Pedro cerca de 400 alemães se instalam em Nova Friburgo. Teve notável influência no desenvolvimento sócio-econômico de Nova Friburgo a colonização alemã. Oriundos de um continente onde a tecnologia agropecuária já havia atingido um nível mais elevado que o do nosso país, os alemães introduziram entre nós uma nova mentalidade e um sistema de trabalho mais produtivo.
As primeiras levas destinaram-se, como era previsto, para as atividades agrícolas.
0 comentários:
Postar um comentário