WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Coréia - A história da imigração Coreana no Brasil | Imigrantes Brasil

Coréia - A história da imigração Coreana no Brasil

Oficialmente, a imigração coreana no Brasil teve seu início em 23 de Fevereiro de 1963. Mas antes dessa data pequenos grupos de coreanos que haviam sido prisioneiros na Guerra da Coréia (1950-53), já haviam chegado ao Brasil.
Esta corrente migratórias para o Brasil, intensificou no final dos anos 60, e nos anos 70 como resultado de uma série de razões, particularmente os conflitos existentes em seu país.

Contrariamente aos italianos e japoneses, os coreanos não vieram para a lavoura. Imigrantes de classe média, fixaram-se de imediato na cidade de São Paulo, com presença muito grande nos bairros da Aclimação, Liberdade e, mais recentemente, no Bom Retiro.

Herdeiros da habilidade e concentração, fundamentais no Tae Kwon Do, “caminho dos pés e mãos”, além de trabalhadores obstinados, logo ganharam espaço no ramo da confecção e no comércio de produtos importados.
Os imigrantes coreanos trouxeram para o Brasil as suas artes marciais, o taekondô é bastante popular no Brasil.

TAEKONDÔ

Esta arte marcial foi criada há dois mil anos na península onde hoje estão a Coréia do Sul e a Coréia do Norte. A origem do Taekondô se confunde com a própria história do povo coreano, e a luta é considerada uma manifestação cultural do país. Atualmente, o taekondô é um esporte Olímpico e está nos Jogos Pan-americanos e Sul-americanos. É praticado em mais de 160 países, e está espalhado pelos cinco continentes. A tradução de taekondô quer dizer “o caminho dos pés e das mãos”. De acordo com sua filosofia, só há três razões para usar suas habilidades: para defesa pessoal ou da família, para defesa de sua equipe de arte marcial em torneios e para defesa de seu país.

A imigração coreana no Brasil que está comemorando 45 anos em 2008 e tem como referência muito mais do que as simples idéias formuladas quando se pensa nos imigrantes que vivem por aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Forte imigração que vemos sua cultura presente até hoje :-)

Abraços e obrigado por comentar no meu blog.

Paz e Sucesso !

GAB disse...

Os coreanos vieram para Porto Alegre também, eu estudei taekwondo (pronuncia-se "tecôndo") com o mestre Te Bo Lee que veio da coreia com toda a sua família.

artes-marciais.net