WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Terremoto na Turquia já matou mais de 200 e feriu mais 1200 pessoas | Imigrantes Brasil

Terremoto na Turquia já matou mais de 200 e feriu mais 1200 pessoas

O Instituto Americano de Geofísica USGS, informou que a Turquia sofreu neste domingo (23), um terremoto de magnitude 7,3, no leste da província turca de Van, perto do Irã. As últimas informações dão conta que pelo menos 217 mortos e 1.090 feridos já foram computados, dados fornecidos pelo Ministro Interior, Idris Naim Sahin.

Uma centena de pessoas morreram na província de Van e Ercise distrito, disse o ministro. A situação é pior em Ercise, onde os edifícios residenciais desabaram, explicou o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, depois de visitar a área afetada.

Um fotógrafo da AFP encontrou enormes danos a esta cidade de cerca de 100.000 habitantes, principalmente curdos, muitos dos quais deixaram com medo de novos tremores.

O presidente dos EUA Barack Obama expressou suas condolências às vítimas e ofereceu apoio do seu país para as autoridades turcas. 

O exército está participando e não medem esforços em busca por sobreviventes sob os escombros dos edifícios derrubados. O terremoto foi fortemente sentido em Van (uma cidade de 380.000 habitantes) e nos arredores, causando danos e perdas de vidas humanas.


O diretor do instituto sismológico Kandili de Istambul, Mustafa Gedik, estimou que o número de mortos no terremoto pode estar "entre 500 e 1.000.

"O Vice-Primeiro-Ministro Besir Atalay, disse por sua vez que cerca de quarenta edifícios estão desmoronados em Van, uma província localizada no extremo leste da Turquia a mais de 1.200 quilômetros a leste de Ancara, e habitada principalmente por curdos.

Muitas pessoas foram enterrados sob os escombros, segundo a imprensa turca. A agência de notícias Anatólia disse que cinqüenta pessoas foram hospitalizadas na cidade de Van, onde, de acordo com autoridades locais, o aeroporto civil ainda está operando. Algumas televisões informaram que o aeroporto tinha sido fechado por danos causados ​​pelo terremoto.

A Turquia é um país propenso a terremotos porque seu território está localizado em várias falhas tectônicas. Em 1999, dois terremotos fortes ocorreram em áreas altamente povoadas e industrial no noroeste da Turquia, causando 20 mil mortos. Um forte terremoto na cidade de Caldiran na província de Van causada 3840 mortes em 1976.

0 comentários: