WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM A Imigração Americana no Brasil | Imigrantes Brasil

A Imigração Americana no Brasil

Divulgações oficiais dizem que apenas 2,7% de todos os imigrantes que vêm legalmente para o Brasil são americanos. Esses IMIGRANTES procuram o Brasil há 135 anos, inicialmente em busca de terras férteis e baratas para cultivar. O número oficial de norte-americanos hoje no Brasil é de 22,3 mil pessoas, que chegam ao país para oferecer sua mão-de-obra especializada para multinacionais, universidades e instituições de pesquisa.

Com o fim da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, em 1865, os estados do sul ficaram arrasados pela perda de terras, escravos e pela humilhação da derrota para os inimigos Yankees (dos estados do norte) que defendiam incentivos às indústrias e o fim da escravidão.
A insatisfação dos sulistas veio de encontro à política brasileira de incentivo à imigração como forma de substituir a mão-de-obra - mais escassa devido à Lei de 1850 que proibia o tráfico de escravos- e investir no crescimento da agricultura e do país.

A imigração norte-americano para o Brasil foi iniciada ainda naquele ano de 1865, em pequenos navios e veleiros reformados as pressas, movidos mais pela dor e por sentimentos de desespero do que propriamente pelas velas. Eram homens, mulheres e crianças cansados, muitos feridos, outros doentes e abatidos, mas que estavam determinados a reiniciarem suas vidas no distante Brasil.

Entre 1865 e 1885, quase dez mil norte-americanos oriundos do Alabama, Texas, Louisiana, Carolina do Sul, Mississippi, Ohio, Virginia, Florida, Geórgia, Carolina do Norte, Kentuch, Tennessee, especialmente, desembarcaram nos portos de Belém, Vitória, RIO DE JANEIRO e Santos. Ao chegarem tiveram que redobrar suas forças já debilitadas e enfrentar outras longas e difíceis viagens por terra até chegarem à região de Campinas, cujo clima e terras são semelhantes ao Sul do Estados Unidos.

A cidade de Americana foi fundada pelos imigrantes americanos a e se converteu uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo, com quase 200 mil habitantes. Resultado não somente da imigração NORTE AMERICANA, como também dos brasileiros de origem portuguesa que já estava lá, e das posteriores imigrações italiana (1887) e alemã (1892) para a região.

0 comentários: