WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM História da Oktoberfest em Blumenau | Imigrantes Brasil

História da Oktoberfest em Blumenau

É no mês de outubro, durante 18 dias de festa, que os moradores de Blumenau têm oportunidade de mostrar para o Brasil a riqueza cultural herdada dos antepassados vindos da Alemanha.

Criada em 1984, com o propósito de arrecadar fundos para a reconstrução da cidade castigada por duas grandes enchentes, a Oktoberfest tornou-se a maior festa das tradições germânicas na América Latina e o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. Mais do que isso: tornou-se a segunda maior festa da cerveja do mundo, perdendo apenas para Munique. Nesta cidade, a festa foi realizada pela primeira vez em 12 de outubro de 1819, em comemoração ao casamento do rei Luís I, futuro rei da Baviera, com a princesa Tereza sa Saxônia.

Durante quase um século, a festa esteve ligada a corridas de cavalos, exposições, barracas com vendas de artigos locais e diversas atrações. Somente em 1918 é que foi permitida a inclusão de bebida alcoólica, em especial a cerveja, dando à comemoração a alegria que a tornou conhecida em todo o mundo.

Mas, além dos milhões de litros de cerveja que são consumidos em Blumenau (SC), a Oktoberfest tem outros pontos fortes: o desfile de abertura, com a participação de carros alegóricos, e o Bierwagen (carro da cerveja) que faz a alegria dos "loucos por cerveja" e circula todas as tardes festivas distribuindo chope de graça.

Não dá para deixar de visitar também o Museu da Cerveja, localizado na praça onde fica a Cervejaria Continental, que dispõe de duas salas que abrigam peças utilizadas na fabricação da cerveja nas décadas de 1940 e 1960. O espaço exibe ainda, fotos antigas de Blumenau e imagens do álbum da Cervejaria Brahma.

O turismo é a mais nova e cada vez mais rentável atividade econômica de Blumenau que, em 1981, foi premiada pela imprensa especializada do País, como a Cidade Turismo do Brasil.

Outras cidades catarinenses, seguindo o calendário de Blumenau, também passaram a organizar festas típicas em Santa Catarina no mês de outubro, dentre as quais se destacam a Oktoberfest em Joinville, a Fenarreco em Brusque e a Marujada de Itajaí, dando várias opções aos turistas que visitam a região nesse período.
Fonte:www.adjorisc.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

Interessante a origem. Bela aula de história.
Abraços

Chintya disse...

adios..great info

Leoseven™ disse...

Caro parceiro,o link do blogspot continua,mas estou trocando para www.sevendownloads.org e preciso atualizar meus parceiros devido ao page rank.
é um dominio próprio,para prevenção do google nos deletar,ja possuo um dominio vlw
no lugar de www.leoseven.blogspot.com trocar para
www.sevendownloads.org

Obrigado!