WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Romênia e Brasil: mais de um século de relação comercial e amizade entre os povos | Imigrantes Brasil

Romênia e Brasil: mais de um século de relação comercial e amizade entre os povos

Entre a Romênia e o Brasil existe sempre existiu uma ótima relação de amizade e de colaboração. Torna-se significativa, neste sentido, a declaração proferida em 1935 pelo grande diplomata e estadista romeno, Nicolae Titulescu, perante um grupo de jornalistas latino-americanos: "Consultem os protocolos da Liga das Nações. São numerosos... até em excesso. Escolhem qualquer questão... e não encontrarão um único domínio que demonstre que a Romênia e os Estados latino-americanos não tenham votado identicamente. E isso sem consultas prévias".

Certamente mais antigas, sobretudo como conhecimento mútuo e algumas trocas comerciais, as relações oficiais entre a Romênia e o Brasil ultrapassam um século de existência. Em 1880, o coronel Sergiu Voinescu cumpriu a primeira missão diplomática romena junto ao Imperador Dom Pedro II.

A missão do enviado extraordinário era estreitamente ligada a uma série de atividades diplomáticas destinadas ao reconhecimento da Independência do Estado Romeno, proclamada em 9 de maio de 1877.

Recebendo em audiência o enviado romeno, Dom Pedro II manifestou sua simpatia à Romênia, afirmando que "o desenvolvimento do Estado Romeno é necessário ao equilíbrio europeu e oferece uma garantia de progresso e prosperidade para o Oriente". O mensageiro romeno, por sua vez, expressou ao Imperador e ao Governo do Brasil, os sentimentos de mútuo respeito que animam o Soberano, e o Governo e a Nação romenos diante da Coroa Brasileira. Na ocasião, o diplomata ofereceu a Dom Pedro II a maior condecoração do seu País – A Estrela da Romênia.

O primeiro consulado brasileiro na Romênia foi aberto em 1914, em Bucareste, e um foi criado em 1919 em Galati. Em 1920, no Rio de Janeiro, vários entendimentos foram levados a efeito, incluindo a instalação de um grande depósito permanente de mercadorias brasileiras na Romênia, destinadas ao País e a outros da área, o Brasil beneficiando de um empréstimo da parte da Romênia de 1 milhão lei-ouro. A Romênia instituiu sua primeira representação consular no Rio de Janeiro em 1921.

No mesmo ano, acertou-se também a criação de uma Câmara de Comércio romeno-brasileira e organizou-se uma linha marítima direta, ligando Rio de Janeiro com o porto de Constantza, no Mar Negro. Em Setembro do 1921, inaugurou-se na capital brasileira a primeira exposição de produtos romenos na América do Sul.

Em 1927, a Romênia estabeleceu no Rio de Janeiro a sua primeira Embaixada da América do Sul. O primeiro Embaixador foi Caius Brediceanu, importante homem político e diplomata. Em 1929, foi a vez do Brasil instituir a sua Embaixada em Bucareste, chefiada pelo embaixador Dr. José Thomaz Nabuco de Gouvêa.

0 comentários: