WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Xenofobia! imigrante queimado vivo na África do Sul | Imigrantes Brasil

Xenofobia! imigrante queimado vivo na África do Sul

Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.

Este tipo de intolerância que ocorre entre estrangeiros também acontece dentro de nosso país quando percebemos preconceito entre pessoas oriundas de outras regiões.

Em São Paulo  percebe-se um preconceito grandioso entre uma parcela da sociedade que  reclamam veementemente da presença e da invasão nordestina em seu estado. Mesmo que eles venham a oferecer mão de obra barata e a preencher uma lacuna no mercado de trabalho para alavancar o progresso do estado.

No Sul do Brasil existe uma influência muito grande da imigração europeia e percebe-se através de sua cultura o quanto se desenvolveu esta região por ter recebido mão-de-obra especializada.  Porém não é difícil de perceber um certo narcisismo entre os sulistas e um bairrismo em relação ao restante do país.

É comum acompanhar  movimentos separatistas na região Sul defendendo a criação  de um novo país com os três estados "desenvolvidos" , Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É comum acompanhar atos xenofóbicos pelo mundo e espanta quanto a intolerância do ser humano. Recentemente o mundo ficou perplexo quando podemos acompanhar que homens trabalhadores estrangeiros que trabalhavam na Africa do Sul eram  queimados vivos e os seus bens pilhados por alguns grupos de pessoas naturais deste país.

Na maioria deles eram  imigrantes moçambicanos, malawianos e zimbabueanos que trabalhavam nas minas de ouro, campos agrícolas, construção civil, área do comércio entre outros setores de atividade. Muitos destes  imigrantes já viviam naquele país da África a mais de dez anos.

Diga não a atos de xenofobia, preconceito, separação, bairrismo, escravidão, limpeza étnica, perseguição religiosa, segregação racial, homofobia, etc. 

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."Albert Einstein

"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão." Machado de Assis

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." Bob Marley

10 comentários:

brilho opaco de uma mente se esquecendo ! disse...

Tira essa propaganda da frente do texto SEU BURRO, não consegui ler o começo babaca !!!

Donizete disse...

Este macunaima que se intitula "brilho opaco de uma mente se esquecendo" na verdade ele quer viver o personagem do Jim Carrey interpreta Joel, um marido magoado por sua esposa tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Deve ter levado chifre>...Inconformado, com a vida vive de blog em blog maltratando as pessoas com palavras chulas... depois tem mais.. não vou te deletar para todos ver... afinal nem nome e endereço ele tem...vc quer brilhar e deixar de ser opaco querida tá escondida...

campo obrigatório disse...

Mas parece que você também guarda um certo preconceito contra paulistas.
Alguns paulistas se queixam de nordestinos quando estes recaem na criminalidade, quando não querem trabalhar, quando são indolentes, etc, etc. Engraçado, São Paulo recebeu imigração em massa das mais variadas etnias e culturas. Porque será que não se tem discriminação contra japoneses? Árabes? Judeus? Italianos? Inclusive, nordestinos batalhadores e esforçados são totalmente integrados e valorizados, pois SP não distingue raças ou etnia, SP distingue trabalhadores e vagabundos!

Fabio Cardoso disse...

O separatismo sulista está associado a uma questão econômica, bem como a diferença de identidade entre o sul e o restante do Brasil.

Donizete disse...

Este é um espaço que dedico para mencionar casos de preconceito. Quando cito São Paulo "eu digo no texto, uma parcela da sociedade", sem generalizar são um grupo de pessoas que agem assim.

Muitos pessoas de outras federações também discriminam os paulistas, cariocas etc. São Paulo recebeu minha família italiana de braços abertos em 1888 no Porto de Santos.

No caso do Sul onde resido eu falo de um certo bairrismo de alguns que lutam pela separação, pessoas que eu conheço.

Toda discução em nível elevado assim é muito bem vinda.

Obrigado ao Campo Obrigatório e Fábio Cardoso.

Abraços

Alexandre Maia e Pádua disse...

o separatismo sulista eh algo utopico, ridiculo e que so seria promissor nos sonhos do mais desinformado ou alienado bairrista, vivo no sul, e fico feliz de ver que por aqui as pessoas informadas e estudiosas tem plena nocao disso.

Alexandre Maia e Pádua disse...

vale ressaltar que o motivo de tal afirmacao eh justamente economico.

Alexandre Maia e Pádua disse...

sobre a "diferenca de identidade" dita por nosso colega, esta eh a mesma que conduziu o mundo aos genocidios e catastrofes humanas tais como o holocausto. Separar-se do diferente eh nao encara-lo como diferente e sim como um problema a ser banido. E veja, quando mentes realmente capazes de mover algo em seu povo, veem as diferencas como motivo para sustentar um pensamento de separacao e nao de agregação de valor tipicamente visto pelo nosso pais, que prega que a juncao de multiplas culturas eh uma soma valorosa na nossa sociedade, entao acredito eu que ha mais problemas em si do que em seu vizinho.

Willian disse...

Donizete? Quando você chama o "brilho opaco", de "Macunaíma", mesmo que seja como preguiçoso, você não estaria sendo Xenófobo, em relação à cultura indígena?

Donizete disse...

Não caro amigo Willian.. eu citei Macunaima porque o ator Mario de Andrade cita o personagem como o anti-heroi brasileiro, ou seja o herói sem nenhum caráter.

A origem da palavra 'Macunaíma': 'maku' significa 'mau', 'maldoso', e 'ima' quer dizer 'grande'. Traduzido, o nome 'Macunaíma' significa 'o grande maldoso'.

Maldoso é uma pessoa que entra em um um site somente para maltratar escondido atrás de uma denominação.

Legal é a gente poder discutir os assuntos em alto nível.

Um abraço Willian, obrigado.