WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Problemas psicológicos tem levado pessoas a atear fogo no próprio corpo | Imigrantes Brasil

Problemas psicológicos tem levado pessoas a atear fogo no próprio corpo

Tem se tornado corriqueiro pessoas atear fogo em seu próprio corpo para chamar atenção de autoridades alegando não serem ouvidas quando tentam chamar atenção de maneira convencional.

Estudos relatam que crise financeira em época de recessão é um dos fatores predominante no aumento de descontrole emocional e psicológico e que levam pessoas  a cometerem atos extremos. 

O mais recente caso ocorreu na Polônia quando um homem de 49 anos com graves problemas financeiros tentou num gesto de desespero, atear fogo ao próprio corpo nesta sexta-feira (23/9), diante da sede do governo, informou a polícia de Varsóvia.

Outro caso ocorreu na Grécia em frente a uma agência bancária quando um homem de 55 anos gritava que estava endividado e sua pequena empresa estava quebrando por causa da instituição. O homem derramou gasolina sobre o próprio corpo e ateou fogo quando policias usaram extintores para apagar as chamas.

Em Janeiro deste ano, um jovem morreu na Tunísia após atear fogo ao próprio corpo. Frustrado com o desemprego e corrupção no país, ele se matou após ter perdido a licença para trabalhar com sua barraca de frutas.

Este ano na China já ocorreram duas mortes de monges budistas na mesma situação em protesto contra o controle do exercido de  Pequim sobre as províncias de etnia tibetana.

Desde meados de Janeiro já se contabilizam mais de 20 casos de argelinos, entre eles uma mulher, que tentaram queimar o próprio corpo em todo o país em protesto pela precariedade econômica.O primeiro caso ligado à precariedade social foi registrado na Argélia no dia 12 de Janeiro, quando Mohsen Buterfif, de 30 anos e pai de uma menina pequena, ateou fogo em si mesmo em frente a Prefeitura de Bukhadra, na província oriental de Tebesa.

No Brasil tem muitos acontecimentos porém um que chamou atenção foi o caso de uma mulher que tomou esta atitude dentro de uma agência do INSS quando realizava perícia médica. No momento que o médico prescrevia o laudo, certamente negativo, a beneficiária tirou o frasco de álcool de dentro da bolsa, derramou sobre o próprio corpo e em seguida ateou fogo.

Somente um grave problema psicológico poderá levar uma pessoa a tomar uma atitude desta natureza. Situações vividas dentro do lar, perdas de familiares, problemas entre casais, crises financeiras e outros conflitos mais sérios, podem contribuir para o surgimento da doença. Embora muitos casos de ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais possam surgir sem que nenhum sintoma ou fator significativo possa ser evidenciado.

Portanto é importante prestarmos atenção nas atitudes de membros da família quando do início de pequenos distúrbios psicológicos e procurar um profissional de imediato para um tratamento  e evitar problemas mais graves no futuro.







8 comentários:

Unknown disse...

Doeu ate em mim.

william haddad disse...

opa tô chegando com a cerveja para o churrasco

João MM Dutra disse...

Achei que o guarda tava tocando spray de pimenta no cara pegando fogo
uahuahauhuahauh xD

Unknown disse...

nossa!!!!!!!!!!!! muito louco

william disse...

Acho que, nem sempre, é um problema psicológico. As vezes, é um ato de sacrifício que alguém faz pra ajudar o seu povo. Tipo aquele monge, Thich Quang Duc que ateou fogo no próprio corpo como protesto contra a perseguição religiosa.

Anônimo disse...

Cada doido!
-------------
Pessoal, atenção!
Diversas lentes de óculos estão sendo fabricadas usando um químico chamado Bisfenol A que pode causar diversos problemas de saúde, inclusive câncer. Confira a matéria: http://oticaesaude.wordpress.com/2011/09/28/lente-de-oculos-venenosa-pode-causar-cancer/

marcio Oliveira disse...

tema complicado
acho q naum podemos classificar o ato como religioso, sacrificio, protesto, suicidio ou simplesmente problemas psicologico...
Um resposta a qual naum se existe.
talves eram a unica solução encontrada naquele momento. jah que naum tinham a quem pedir ajuda.
Acho que os seres humanos tiham que se unir mais pra ajudarmos um aos outros =/

Unknown disse...

E o mundo só irá piorar, não adianta tentar mudar aquilo que já está profetizado para a destruição!
Cuide-se quem conseguir...
Nosso último dia neste planeta está próximo!
Glória a Deus, aleluia!
Maranata, o Senhor logo vem!
Até mais!