WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Rebeldes desfilam com o corpo do ditador Muamar Kadafi | Imigrantes Brasil

Rebeldes desfilam com o corpo do ditador Muamar Kadafi

Finalmente foi confirmado a morte do ditador líbio Muamar Kadafi depois que os rebeldes chegaram a sua fortaleza na cidade de Sirte.

A notícia de sua morte varreu o país em poucos instantes e  as imagens sangrentas do tirano de 69 anos de idade neste momento está correndo o mundo. Ele foi brutalmente  arrastado de um bueiro onde estava escondido antes de ser baleado em frente a uma multidão aos gritos. Combatentes rebeldes descreveu-o implorando por misericórdia.

O primeiro-ministro da Líbia Mahmoud Jibril confirmou que o ex-ditador foi morto. "Nós estávamos esperando por esse momento por muito tempo", disse ele. "Muamar Kadafi foi morto".

A notícia também foi recebida por David Cameron, que disse que estava "orgulhoso" do papel do Reino Unido que tinha colaborado na proteção de civis líbios. Kadafi é o primeiro líder a ser morto nos levantes populares que varrem o Oriente Médio.

A ofensiva revolucionária começou por volta de 08:00 horas local e progrediu rapidamente para o centro da cidade. Kadafi estava em escondido em um bueiro e protegido por seus fiéis soldados fortemente armados no últimos e poucos edifícios que detinham a oeste da Praça Verde central.

Kadafi, já ferido, foi encontrado pouco tempo depois e o bravo soldado Mohammed Al Bibi disse aos repórteres que o tirano ainda no chão clamava por sua vida: "Não atire, não atire", tentando se render. Ele estava ferido nas pernas e também foi atingido na cabeça. Imagens de celular enviados mostra Kadafi ensangüentado e sendo maltratado.

Em Al Jazeera também foi repetidamente mostrado as imagens do que parecia ser o corpo sem camisa e sem vida de Kadafi sendo arrastado pelo chão.

O corpo do ditador foi então levado para a vizinha cidade de Misrata, onde as forças de Kadafi sitiada durante meses em uma das mais sangrentas frentes da guerra civil. A TV Al-Arabiya  mostrou imagens de corpo ensanguentado de Kadafi realizadas no topo de um veículo cercado por uma grande multidão cantando: "O sangue dos mártires não foi em vão."

Rebeldes disse que Kadafi estava armado com uma pistola de ouro quando ele foi encontrado e estava vestindo um uniforme cáqui. Imagens posteriores mostraram jovens soldados revolucionários segurando uma pistola dourada.

Um outro soldado disse orgulhosamente  que deu um tapa no rosto de Gaddafi morto para demonstrar todo seu repúdio e falta de respeito.




0 comentários: