WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Alunos com HIV são obrigadas a usar fitas vermelhas na Tanzânia | Imigrantes Brasil

Alunos com HIV são obrigadas a usar fitas vermelhas na Tanzânia

Pelo menos sete escolas na Tanzânia obrigaram seus alunos  com HIV a usar uma fita vermelha em suas roupas que anuncia seu estado de saúde.

Críticos dizem que a decisão estigmatiza as crianças cujas vidas são muitas vezes já complicado pela doença, enquanto alguns funcionários da escola dizem que a medida foi tomada para garantir a segurança dos alunos.
 
O Diretor Mohammed Lukema da Escola primária Kihaba  insiste em que os pais das crianças  com HIV-positivos pediram a política para que seus filhos podessem ser dispensado do trabalho pesado. "Nossa escola tem alunos que sofrem de várias doenças", disse ele, "A escola e a sociedade em geral decidiram rotular uniformes dos alunos."
 
Rebecca Mshumbusi, presidente da Associação Kibaha de Pessoas Vivendo com HIV / AIDS, chamou  as fitas uma invasão de privacidade. "A informação da própria doença é confidencial, salvo se decide partilhar com os outros. Existem leis que podem punir quem revelar o estado de saúde."

Ativista Jane Tibihita  disse que a política se destina a isolar e estigmatizar pessoas com HIV-positivo. Ela teme que tais medidas poderiam revelar-se prejudicial aos estudantes, especialmente se nenhum esforço for feito para educar a população em geral sobre os mitos e realidades da transmissão do HIV.
 
Infelizmente, ela disse que a maioria das organizações de AIDS na região estão muito ocupados e tentando conter a onda de novos casos e tratar os casos que já existem. No entanto, as novas leis proíbem a discriminação das pessoas com HIV.
 
Ministro da Saúde do país disse que não pode comentar o assunto até que tenha sido investigado. Cerca de cinco por cento da população da Tanzânia são estimados com HIV-positivos.
rawstory 

0 comentários: