WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Menina acusada de blasfêmia contra o Alcorão no Paquistão | Imigrantes Brasil

Menina acusada de blasfêmia contra o Alcorão no Paquistão

A polícia paquistanesa disse um clérigo muçulmano plantou provas para vincular uma menina cristã de blasfêmia, uma nova reviravolta em um caso que atiçou as chamas de tensão religiosa no país e atraiu interesse mundial.

O imã, Khalid Jadoon Chishti, ele mesmo enfrenta acusações de blasfêmia por rasgar páginas de um Alcorão para usar como prova contra a menina, disse islamabad chefe da polícia de Bin Yamin. 

O mais recente desenvolvimento pode tornar mais fácil para a menina, de 14 anos de idade Rimsha, a ser libertada sob fiança na próxima audiência. A polícia prendeu Rimsha no mês passado depois que um vizinho a acusou de queimar páginas contendo textos do livro sagrado muçulmano, o Alcorão.

Rimsha tinha dois sacos de compras com ela: um contendo as cinzas e os outros, as páginas parcialmente queimados, segundo a polícia. Ela tinha recolhido o papel como combustível para cozinhar, disseram as autoridades.

Mesmo que o advogado de Rimsha dizendo que ninguém realmente viu a menina queimar os papéis, o vizinho foi para Chishti, o clérigo do bairro com os sacos para guarda como prova.

Chishti não estava certo que simplesmente queimar páginas com textos do Alcorão seria suficiente para condenar Rimsha sobre acusações de blasfêmia, disse Munir Jaffery, o oficial de investigação no caso.

Leia Também:

Assim, o imã acrescentou duas páginas do livro sagrado-se à bolsa para reforçar o caso, Jaffery disse.

A polícia prendeu Chishti no sábado, depois de três testemunhas disseram a um juiz sobre as ações do Imã. Ele foi enviado para a prisão por 14 dias, acusado de adulteração de provas. Chishti negou a alegação, segundo as autoridades.

Yamin, o chefe de polícia, estabeleceu uma distinção entre as acusações contra os dois, dizendo Rimsha é uma menor de mente simples, enquanto o imã é altamente educado em estudos religiosos e ativados no ato de blasfêmia intencional.

Insultar o Islã provoca reação ampla e imediata, no Paquistão, uma nação predominantemente muçulmana. Sua controversa lei da blasfêmia torna o crime punível com a morte. Críticos afirmam que a legislação está sendo usado para minorias.

O governador de Punjab, Salman Taseer, que criticou a lei, foi morto a tiros por sua guarda de segurança no ano passado. Um tribunal paquistanês suspendeu sentença do guarda pela morte.

No caso Rimsha, cerca de 150 pessoas se reuniram em 17 de agosto  o dia em que foi preso, na área onde o bairro população vive cristãos e ameaçaram incendiar sua casa, segundo a polícia.

Durante uma tensa audiência sábado, advogados muçulmanos exigindo que Rimsha permanecem na prisão entrou em uma competição de gritos com o juiz. Eles forneceram uma lista de razões, a menina deve ser detida, inclusive questionando se a menina deu seu advogado a procuração.

Um juiz ordenou que os investigadores obtenham mais detalhes sobre o seu poder de advogado e adiou a audiência para segunda-feira.

Antes de sábado, uma decisão deveria vir quinta-feira, mas foi adiada para que as autoridades poderiam responder a perguntas sobre o seu histórico médico."Todas estas são as táticas dilatórias dos advogados do queixoso para manter a menina na cadeia", disse seu advogado, Tahir Naveed Choudhry.

Os advogados dela correu para um carro e saiu em disparada após a audiência sábado por motivos de segurança. Rimsha não compareceu.

Choudhry tem procurado fiança, dizendo que ela é legalmente menor de idade e deve se reunir com os pais, em vez de mantidos em uma prisão com adultos. Ele citou um relatório elaborado por uma comissão independente médico atestando que a menina tem  14 anos. 

Os médicos que a examinaram concluíram também que a sua idade mental era menor do que sua idade cronológica e ela sofre de síndrome de Down, disse ele. A polícia disse que a menina é analfabeta e negou saber que havia versículos do Alcorão sobre os documentos que supostamente queimadas.

Choudhry diz que espera que o julgamento dure até dois anos. Rimsha permanecerá sob custódia  se a fiança for negado, ele disse.

Se ela for julgado como menor de idade, ela poderia receber uma sentença mais branda se condenado. Como um adulto, ela enfrenta uma pena máxima de prisão perpétua por blasfêmia, disse o advogado. Prisão do imã pode solicitar um reexame das acusações contra a menina, disseram as autoridades.

"Nós temos uma forte evidência contra (o clérigo)", disse Naveed Chaudhry, conselheiro do presidente do Paquistão. "Advogado (Rimshi) ir a tribunal para a fiança. Ela pode ser lançado na segunda-feira com base nesta evidência."

0 comentários: