WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Governo de SP acha lista de passageiros de imigrantes do Kasato Maru | Imigrantes Brasil

Governo de SP acha lista de passageiros de imigrantes do Kasato Maru

Um importante documento para a história da imigração japonesa no Brasil que completou cem anos em junho passado estava perdido em uma das caixas Arquivo Público do Estado de São Paulo. Trata-se da lista com a identificação dos primeiros imigrantes daquele país que embarcaram, rumo ao Brasil, no navio Kasato Maru. Os pesquisadores já conheciam a lista feita na chegada ao Brasil, mas não a feita na saída do Japão.

"Foi uma coincidência mesmo. Fazíamos um levantamento em 386 caixas de requerimentos da Secretaria de Agricultura, que cuidava da imigração no final do século 19 e no século 20, quando encontramos o documento. Ele está bastante conservado", relata Sonia Troitiño, diretora do Arquivo Permanente.

Quem assina a lista é um funcionário do Consulado do Brasil em Yokohama, em 30 de abril de 1908. Na carta endereçada ao então secretário estadual de Agricultura, a autoridade que, na época, era responsável pelas imigrações, ele explica que há falhas na lista e que não pôde corrigi-las "por falta de tempo".
Mais detalhes:Folha Online

Caso queiram consultar os documentos originais clik aqui ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - KASATO MARU

0 comentários: