WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Dia Internacional da Alfabetização - Unesco (8 de Setembro) | Imigrantes Brasil

Dia Internacional da Alfabetização - Unesco (8 de Setembro)

O Dia Mundial da Alfabetização comemora-se em 8 de Setembro. A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de uma pessoa, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.

Hoje, um em cada cinco adultos ainda não é alfabetizado e cerca de dois terços deles são mulheres, enquanto 67,4 milhões de crianças estão fora da escola.

Desde a sua fundação em 1946, a UNESCO tem estado na vanguarda dos esforços globais de alfabetização e é dedicada a manter a alfabetização  nas agendas nacionais, regionais e internacionais. No entanto, com alguns 796 milhões adultos analfabetos mínimo, alfabetização para todos continua a ser um alvo ilusório.

Programas de alfabetização da UNESCO têm como objetivo criar um mundo letrado e promover a cultura para todos.

Porque é que a alfabetização é importante?

A alfabetização é um direito humano, uma ferramenta de capacitação pessoal e um meio para o desenvolvimento social e humano. Oportunidades educacionais dependem de alfabetização.

Alfabetização está no cerne da educação básica para todos, e essencial para erradicar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, reduzir o aumento demográfico, alcançar a igualdade de gênero e assegurar o desenvolvimento sustentável, paz e democracia. Há boas razões para que a alfabetização está no cerne da Educação para Todos (EFA).

Uma educação básica de boa qualidade prepara os alunos  para a vida e aprender cada vez mais. Os pais alfabetizados são mais propensos a enviar seus filhos à escola, as pessoas alfabetizadas são mais capazes de acesso contínuo a oportunidades educacionais.

0 comentários: