WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Qual a origem e o significado de Brasão? | Imigrantes Brasil

Qual a origem e o significado de Brasão?

Brasão do Município de Campo Mourão Estado Paraná.

A palavra Brasão vem do alemão blasem, tocar buzina, já que era ao seu toque que os cavaleiros medievais se lançavam ao combate. De início apenas os nobres os possuíam, mas com o passar do tempo, os Reis passaram a concedê-los aos vassalos como sinal de distinção ou bravura.

Segundo definição da Wikipédia um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às regras da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homônima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitetônicos, mobiliário, objetos pessoais, etc.. Era, também, comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha, o vestuário de proteção usado pelo homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas.

A origem dos Brasões remonta a Idade Média , quando os senhores feudais reuniam pequenos exércitos e se dirigiam a Terra Santa nas cruzadas, para se distinguir de outros senhores feudais , mandava pintar nos broquéis (pequenos escudos redondos) de seus soldados suas cores. Na volta para casa, os cavaleiros vitoriosos colocavam sobre os escudos os troféus conquistados para mostrar ao Rei e as damas da corte.

Para que se possa ter uma melhor compreessão do significado de um Brasão: O que é Heráldica, Composição do Brasão, Cores, Esmaltes e Peles, Peças Internas, Peças Externas pode se consultar no site www.amazonline.com.br e tirar todas as dúvidas.

Se por acaso desejar encomendar um Brasão da família existe vários sites que fornece este tipo de serviço pela internet. Um deles www.brasoes.com.br que realiza o serviço por um preço bastante acessível.

Outro site interessante é o www.ingers.org.br que também oferece muita experiência em pesquisa para oferecer um serviço de primeira. Oferecem Brasão Heráldico Particular Moldurado, Modelo Especial – Histórico Genealógico + Estampa Moldurada, Brasão Simples, Moldura de Luxo - Brasão Simples, Kamon Japonês, Brasão Simples Grande, Brasão Clássico, Conjunto Heráldico Aplicado em Madeira de muiracatiara ( madeira clara).

1 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, não conhecia a origem da palavra.
Abraços