WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Igreja Luterana Promove a Festa da Costelinha em Campo Mourão | Imigrantes Brasil

Igreja Luterana Promove a Festa da Costelinha em Campo Mourão

A Igreja Luterana de Campo Mourão no Parána está completando neste ano 55 anos de existência. O seu ilustre presidente Jonas Griehl vem a público convidar a todos a participarem da trigêsima (30ª) FESTA DA COSTELINHA no dia 15 de Junho que já é tradicional na cidade e região. A festa atrai a grande maioria de descendentes de Alemães que frequentam a Igreja Luterana em Campo Mourão e municípios vizinhos.

A FESTA DA COSTELINHA não é somente apreciada pelos descendentes de alemães, mas por todos outras comunidades de imigrantes, como italianos, ucranianos, russos, espanhóis, japoneses e principalmente por toda comunidade da cidade que aprecia muito e colaboram com a realização da festa.

Na festa será servida costela de boi assada na brasa a moda da casa, que segundo os churrasqueiros tem o segredo no tempero e preparo que é guardado a sete chaves, acompanhada de saladas diversas, farofas e outros. Haverá distribuição de brindes e bingo durante todo o dia para os participantes da festa.

Jonas Griehl o presidente da Igreja Luterana de Campo Mourão é descendente de alemães. Seu avô Josefh Griehl um legítimo Alemão desembarcou no Brasil com apenas 18 anos no período pós-guerra a procura de novos horizontes. Neste período a Europa estava totalmente degradada e vivia épocas difíceis. Josefh que aqui chegara com muito sacrifício casou-se com uma brasileira e formou uma grande família que se espalhara pela região sul do Brasil. Hoje a família Griehl instalada em Campo Mourão são pessoas tradicionais do município e fazem parte da história da imigração alemã.

O Brasil com muitas terras a serem exploradas e pouca mão de obra, facilitava a entrada dos imigrantes. Como estratégia militar e de forma a povoar a região Sul na divisa com a Argentina, a grande maioria destes imigrantes alemães foram alojados no Rio Grande do Sul. Posteriormente os imigrantes foram subindo para os estados de Santa Catarina, que atualmente tem a maior população de descendência alemã, mais de 20% do total, depois foram para o Paraná e Espírito Santo , posteriormente em menor escala no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Igreja Luterana brasileira começou a emergir a partir de 1824, nos assentamentos dos contingentes de imigrantes alemães, na região sul do país, posteriormente se espalhando por todo o território nacional. A religião, a culinária, as danças, a arquitetura, a mão-de-obra especializa na agricultura e os costumes dos imigrantes alemães implantados na região sul do Brasil, colaboraram muito para que estes estados se desenvolvessem de maneira diferenciada.

0 comentários: