WP-ThGWU6Yg-LZQP372atnaqZcM Investimento em educação já é o maior da história no Brasil | Imigrantes Brasil

Investimento em educação já é o maior da história no Brasil

O investimento público direto em educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) já é de 4,6% no Brasil. O valor é o maior registrado na história do país e se aproxima do padrão de investimento dos países desenvolvidos – de 5%, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O crescimento se concentra na educação básica, que reúne 3,9% do investimento. Na educação superior, o percentual se manteve em 0,7%.

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se referem ao ano de 2007 – medição mais recente. “Batemos nosso próprio recorde”, destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 14. Em 2006, o mesmo tipo de investimento alcançou 4,4% – salto significativo em relação ao ano anterior, que apontava 3,9%.

O ministro acredita que o crescimento é fruto de uma decisão política de todos os entes federativos a favor da educação. “Isso mostra que o Estado brasileiro tem condições de priorizar a área”, enfatizou. De acordo com Haddad, a intenção é chegar à marca dos 5% em 2010. “O Brasil tem que chegar, gradualmente, a um investimento mínimo de 6%.”

No cálculo do investimento público em educação relativo ao PIB não estão incluídas as despesas com aposentadorias e pensões, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os dados referem-se à destinação de recursos consolidada do governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O Inep vai divulgar em breve as informações por estado.
Fonte: MEC


Presente Dias das Mães:
Rubi Quadrado

Digite email e receba notícias Grátis:

FeedBurner

2 comentários:

Valter Montani disse...

Tudo bem por ai? estou inaugurando minha galeria de selos e oferecendo um monte de presentes, entra lá e escolha o que você quiser,
boa semana siga o link:
http://galeriadopoeta.blogspot.com/

Danielle Ferreira disse...

olá gostaria de fazer uma parceria com vc,bom meu blog e http://fatosetudo.blogspot.com/
aguardo resposta.